segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hagiografia de Santa Efigênia



Ifigênia e Efrônio eram filhos de Égipo e Eufenisa, Reis da Noba, um dos pequenos reinos da antiga Etiópia.
O nome Ifigênia significa em grego "Nascida Forte".
Os Carmelitas dizem-se descendentes dos Israelitas que viviam em comunidade no Monte Carmelo. Desde o tempo do Profeta Elias. Quando aceitaram o Evangelho acompanhavam os Apóstolos, incentivando os primeiros cristãos a viver como eles. Eis porque Santa Ifigênia veste hábito carmelita em suas representações.
Ifigênia aderiu a fé assim que São Mateus começou a pregar em Noba. Nessa época surgiu uma terrível peste e os sacerdotes da antiga religião convenceram o rei a sacrificar a princesa, para aplacar a ira dos deuses e salvas o povo da peste. Ifigênia foi, então, atada sobre a fogueira. Logo que o fogo foi aceso, clamou pelo nome de Jesus. Apareceu-lhe um anjo que a salvou das chamas e a levou ao palácio real, junto a sua mãe.
Neste mesmo dia, o príncipe Efrônio, seu irmão adoeceu gravemente. E, apesar dos esforços dos sacerdotes Magos, veio a falecer. O imperador Égipo permitiu que São Mateus viesse visitar o seu filho. São Mateus chamado por Ifigênia, impôs suas mãos sobre Efrônio restituiu-lhe a vida curando-o da peste mortal, e em seguida evangelizou e batizou toda a família. Então o imperador permitiu que o Evangelho fosse pregado na Etiópia. A virtuosa Ifigênia tornou-se colaboradora do Apóstolo, decidindo consagrar sua virgindade a Deus. Mais tarde foi morar com outras jovens em uma casa construída pelo pai.
Essa comunidade chegou a possuir 200 religiosas, lideradas por Ifigênia.
Falecendo Égipo, seu Hirtaco prendeu Efrônio, usurpando o trono. Começou, assim, a perseguir todos os cristãos e exigiu que a sobrinha dissolvesse a comunidade e se casasse com ele. Defendeu-a  São Mateus, e por isso foi morto a mando do tirano.
Vendo que Ifigênia ainda resistia ao seu desejo, o indigno rei pôs fogo em sua casa. Quando as chamas cercavam toda a casa, Ifigênia e as companheiras invocaram o nome de Jesus. Na mesma hora o fogo se apagou e o palácio real começou a arder, destruindo tudo.
Diante de mais esse sinal da Providência Divina, o povo revoltou-se contra Hirtaco, quem fugiu. Em seguida, libertou Efrônio, o legítimo herdeiro, fazendo-o assumir o poder. Teve início, então, um governo orientado e estruturado nos princípios evangélicos da Justiça e do Direito. O Rei contava com os sábios conselhos da veneranda irmã.
Ifigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. Perto de Noba havia um reino chamado Abissínia. Seu rei era Elesbão, que também se converteu a fé Cristã.
O duplo triunfo sobre a voracidade das chamas fez de Santa Ifigênia ADVOGADA CONTRA INCÊNDIOS E PROTETORA DA MORADIA. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deve sua conversão, Santa Ifigênia tem a sua festa celebrada aos 22 de Setembro, um dia depois da festa de São Mateus. Esta devoção começou entre os Carmelitas de Cádiz, na Andaluzia. Dessa região espanhola passou a Portugal e de lá ao Brasil. Por ser africana, Santa Ifigênia logo despertou a atenção e o amor do sofrido povo negro, que começou a receber abundantes graças, por sua poderosa intercessão.
Possa o exemplo e testemunho dessa primeira Santa africana incentivar, entre nós, um conhecimento mais profundo da pessoa e da mensagem de Jesus que para nós, seus discípulos, é, foi, e será para sempre, CAMINHO, VERDADE, E VIDA.
Imitando o exemplo de Santa Ifigênia, Saibamos invocar o santo nome de Jesus em nossas dificuldades. Ela se colocará ao nosso lado para orar conosco a Deus.


 
  http://santaifigenia.sites.uol.com.br/HistSI.html

6 comentários:

  1. Muito bonita a hagiografia de Santa Efigênia, eu não conhecia e valeu a pena ter lido

    ResponderExcluir
  2. Bela história,bem resumida no entanto fala tudo sobre Santa ifigenia.

    ResponderExcluir
  3. Como o nome já diz "Nascida Forte",Santa Ifigênia sempre foi forte diante as barreiras que acontecera em sua vida,sempre clamava pelo nome de Jesus,assim,ela conseguia vencer o mal.Isso serve como exemplo para mostrar as pessoas que nada para Deus é impossível, basta somente confiança para que Ele atenda as nossas súplicas.

    ResponderExcluir
  4. Bela análise Jonas, você conseguiu explicar claramente desta santa de ébano, que em um dos locais mais pobres do mundo não perdeu a vontade de pregar a fé.

    ResponderExcluir
  5. Como Ifigênia é carmelita se a ordem foi criada posteriormente? Na época de Mateus ela não existia. É uma apropriação da imagem da santa, que é negra, pela ordem carmelita, para catequise de escravos, tanto África como no Brasil colonial?

    ResponderExcluir