segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hagiografia de São Gonçalo




São Gonçalo nasceu em 1187, na cidade portuguesa de Tagilde, onde estudou para sacerdote. Depois estudou na escola arqui-episcopal na cidade de Braga, sendo posteriormente designado pároco de São Paio de Vizela. Se tornou santo pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. O desejo de visitar as sepulturas dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e outros lugares Santos da Palestina fizeram com que São Gonçalo deixasse sua paróquia por 14 anos, tempo este em que viajou por Roma, Jerusalém e demais lugares da Palestina. Todavia, o sentimento de culpa por ter abandonado sua paróquia, a saudade de sua Pátria e um possível descuido por parte de seu sobrinho, pessoa com quem tinha deixado a igreja, fizeram com que ele voltasse para sua terra. Ao retornar, seu sobrinho deu um jeito para que ele não reassumisse a paróquia, provando, através de documentos falsos, que São Gonçalo tinha morrido. Conformando com o que o sobrinho fez, ele vai para a cidade de Amarante, onde construiu uma pequena ermita que dedicou a Nossa Senhora da Assunção, onde se recolheu, saindo apenas de vez em quando, para pregar a palavra de Deus, e o tempo que sobrava ele dedicava à oração e à penitência.

São Gonçalo encontrou no contato com o povo a maneira de converter pecadores. Se vestia de mulher para converter as prostitutas, organizando danças para elas, pois acredita que se elas se cansassem no sábado, não cairiam em tentação no domingo. Ele fez vários casamentos, e supostamente operou vários milagres em Portugal. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259 em Amarante, à margem do rio Tâmega. Depois de sua morte, passou a ser considerado casamenteiro, remédio contra enchentes e protetor dos violeiros. Desde então são celebradas festas em homenagem a ele, que acontecem no primeiro final de semana de Junho. Apesar de ser chamado se santo, Gonçalo do Amarante é apenas Beato, pois o processo de canonização nunca foi levado a um bom termo.

http://lerliteratura.blogspot.com.br/2011/02/o-mito-de-sao-goncalo.html

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A hagiografia de São Gonçalo e de Santa Efigênia ficam ótimas,entretanto conciso mas de clara compreensão.

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais da hagiografia de São Gonçalo! Uma história surpreendente de persistência, amor ao próximo, devoção, renúncia e temor a Deus! Valeu Leão Guerreito! kkkkk. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a hagiografia de São Gonçalo, é interessante a forma que ele usava para converter as prostitutas, se vestindo de mulher! Muito bom

    ResponderExcluir
  5. Parabens!! Sua Hagiografia ficou bem objetiva, e essa história muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Muito bonita a história de vida de São Gonçalo, mesmo com o que o seu sobrinho fez, o Santo não desistiu de servir a Deus e nos mostra como foi bonito o ato de converter os pecadores, até se vestiu de mulher. Foi um exemplo de vida para qualquer pessoa!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a sua hagiografia sobre São Gonçalo Jonas, ficou bem escrita e conta até com detalhes sórdidos da vida do santo, como o fato dele ter que se vestir de mulher. Parabéns!

    ResponderExcluir